Segurados do INSS reclamam da paralisação dos peritos mesmo com fim da greve

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomaram o atendimento ao público nesta terça-feira (29) em Sergipe após 78 dias de greve. A movimentação nas agências foi intensa e alguns usuários reclamaram da falta de informação quanto ao procedimentos.

O serviço de perícia ainda não está funcionando totalmente, porque os médicos peritos continuam em greve por tempo indeterminado.

De acordo com o representante da Associação Nacional de Médicos Peritos, Rômulo Nascimento, apenas 30% do efetivo continua fazendo as perícias, o que corresponde a dez médicos, para todo o estado.

Ainda de acordo com a associação, os atendimentos que já estão agendados serão realizados e os segurados devem comparecer ao local de atendimento no dia marcado ou ligar para o telefone 135, para ter mais informações.

A associação informou ainda que, até o fim da greve dos peritos, não recomenda o comparecimento de segurados que ainda não têm data marcada para a perícia.

Já o Sindicato dos Servidores dos Previdenciários (Sindiprev) a prioridade é para as pessoas que estão agendadas para a data que elas compareçam ao INSS. “Aquelas pessoas que remarcaram o atendimento durante a greve para outras datas devem esperar até o dia programado para irem até uma agência do INSS. Os serviços mais simples como extratos e declarações ou dar baixa em benefício poderão ser feitos no mesmo dia sem agendar por meio de um limite de senhas distribuídas a partir das 7h. Apesar disso, a gente pede que a população não venha em massa nessa primeira semana”, afirma Isac Silveira, coordenador geral do sindicato.

Maria Júlia da Silva está em busca de informações para aposentar a filha que tem epilepsia. “O atendimento já foi agendado uma vez durante a greve e hoje eu vim em busca de informações, mas os servidores não estão sabendo nem orientar em que fila a gente deve ficar. Está um caos e eu não sei mais o que fazer, tem dois anos que eu tento dar entrada no benefício para ela. Acho que pelo ritmo que está eu vou passar o dia todo aqui esperando”, relata.

A comissão de diretoria do Sindiprev está em Brasília para assinar na quarta-feira (29) o acordo de greve com os pontos que tiveram avanço após essa mobilização, são eles: manutenção do concurso público, a incorporação da gratificação em 2017, 2018 e 2019, e novo modelo de gestão que melhore a qualidade dos serviços prestados pelo INSS.

“Eu sei que a greve foi justa, mas a gente não pode ficar esperando o dia todo e os funcionários precisam ser mais rápidos no serviço. O jeito é esperar e ter paciência”, afirma o funcionário público José Everton Vieira.

População reclama da falta de informação no INSS (Foto: Tássio Andrade/G1)
População reclama da falta de informação no INSS

Em nota oficial, o Ministério da Previdência Social explica que para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários, antes de procurar uma Agência da Previdência Social, o cidadão deve entrar em contato com a Central 135 para obter informações sobre a situação do atendimento e os serviços disponíveis. O reagendamento pode ser feito por esse telefone ou pelo site.

“É muita humilhação para o povo, sem contar que ainda tem umas atendentes que destratam a gente e não sabem dar informação de quando a gente vai ser atendido”, desabafa Maria de Fátima dos Santos, auxiliar de serviços gerais do município de Japaratuba, localizado a 51 km da capital.

Na tentativa de minimizar esses transtornos o Sindiprev informa que disponibilizou mais servidores para a linha de frente no atendimento ao público. Os médicos peritos do INSS continuam em greve, mas nesta terça-feira (29) eles abriram uma exceção e atenderam. Ainda assim, não há confirmação se as perícias continuarão sendo feitas ao longo desta semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s