Investir em projetos que potencializem o turismo e agreguem aumento na economia tem sido uma das ações executadas pelo Governo de Sergipe nos oito territórios sergipanos. A Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop) está concluindo os serviços de revitalização e ampliação do Balneário Bica, na cidade de Lagarto, a 75 km de Aracaju.
Com recursos provenientes do Programa Sergipe Infraestrutura, os investimentos são na ordem de R$ 5.307.782,06 e compreendem a revitalização e ampliação do balneário localizado às margens da Avenida Contorno (Rodovia SE-270).
A obra
Ocupando uma área de 27.089,81 m², os serviços de revitalização e ampliação correspondem à reforma do anfiteatro e da antiga guarita, construção de um pórtico, bloco administrativo com duas salas, departamento médico, dois blocos de banheiros (12 sanitários em cada um), seis quiosques (dois para a venda de cocos e quatro destinados a piqueniques), 45 bancos de concreto espalhados por todo o espaço, novas instalações elétricas e hidráulicas, casa de bombas, casa de lixo.
Na parte de reforma foi feita a recuperação e rebaixamento de três fontes, recuperação de quatro chafarizes, dos pilares e do muro gradeado em volta do espaço, rebaixamento do córrego em 0,75 m., além da revitalização das duas quadras de esportes.
A área de lazer será contemplada com um parque infantil, pista para caminhada, pergolado, 39 mesas de jogos com quatro bancos cada uma, três piscinas com profundidade de 0,70 m., 1 m. e 1,70 m, sendo que em todas elas foram instaladas corrimões em inox e escadas, além da aplicação de pedra mineira em seu entorno 16 chuveiros.
No bosque foram preservadas as dezenas de espécies de árvores existentes (entre elas amendoeiras, jenipapeiros, mangueiras, palmeiras, mulungu), realizada a limpeza da vegetação, além do plantio de diversas mudas de ipê amarelo, umbaúba, palmeiras imperiais, pau-ferro e um grande número de plantas nativas.
Ainda na área verde foi construído um posto policial, um mirante e um espaço de convivência, sem contar que em todo o espaço do balneário serão plantados 2.600 m² de grama verde-esmeralda.
Acessibilidade e iluminação
O direito a acessibilidade segue a norma padrão, tendo sido aplicado piso direcional em toda a área, construídos quatro banheiros e quatro chuveiros, além de diversas rampas, de modo que a pessoas com mobilidade reduzida terão acesso a todos os ambientes do balneário. Para valorizar ainda mais a beleza do espaço, foram instalados 23 postes de 16 metros com luminárias de quatro pétalas e 66 luminárias decorativas com capacidade para uma, duas e quatro lâmpadas.
Resgatando a história
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Valmor Barbosa, a obra é importante para o turismo da região. “Além de inserir o município nos destinos turísticos da região e fomentar a economia, ao revitalizar o balneário bica, o Governo do Estado faz um resgate à história de Lagarto, pois, recupera um espaço público que está ligado diretamente à memória do seu povo e, essa ação executada se torna gigantesca não pelo valor investido, mas pelo valor afetivo e histórico”, afirma.
“As obras estão em ritmo acelerado e diariamente 35 funcionários trabalham na execução de pequenos retoques e acabamentos, assentamento das portas, finalização dos quiosques e do deck das piscinas e por fim a pintura em todos os ambientes, o que já corresponde a 80% da conclusão dos serviços”, ressalta.
ASN