Gabarito extraoficial e Correção das questões das provas do Enem 2015

O MEC ainda não divulgou quando será liberado acesso às notas e ao Sisu. Enem é obrigatório para o Prouni, Fies e programa Ciência Sem Fronteiras.

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser divulgado até quarta-feira (28). As provas realizadas em todo o país neste sábado (24) e domingo (25) tiveram correção extraoficial no G1. Confira como você se saiu nos testes. As respostas não representam o gabarito do Inep.

1º DIA 24/10/2015 – Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Prova RosaProva AzulProva BrancaProva Amarela

2º DIA 25/10/2015 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias – Prova RosaProva Azul – Prova CinzaProva Amarela

REDAÇÂO – “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

provas_do_enem_2015

PROVAS DE SÁBADO

O primeiro dia de provas teve 90 questões de ciências humanas e da natureza, que precisavam ser respondidas em quatro horas e trinta minutos.  De acordo com o relato dos professores e alunos, as provas exigiram mais conteúdo e leituras e privilegiou menos as imagens do que nas edições anteriores. Na prova de ciências da natureza, alguns dos temas que foram abordados incluem assuntos sobre genética e DNA, primeiros socorros e o desempenho esportivo de Usain Bolt.

Já a prova de ciências humanas, que exigiu bastante leitura dos textos para chegar às alternativas corretas, trouxe como temas muitos pensadores do século XX, como Simone de Beauvoir e Friedrich Nietzsche, e charges de Amarildo e Ziraldo.

PROVAS DE DOMINGO

O segundo dia de provas foi dedicado ao conjunto “Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática”. Foram cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões e produzir uma redação de até 30 linhas sobre o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Na parte dedicada a Linguagens, a prova teve questões que citaram os artistas Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Chico Buarque, Toquinho e Arnaldo Antunes.

Já a prova de matemática foi baseada em situações do cotidiano, como a crise hídrica e a vacina do HPV. Cálculo de área, probabilidade, logaritmo e porcentagem também estiveram no caderno de provas, que exigiu leitura de gráficos.

TEMA DA REDAÇÃO: VIOLÊNCIA

Apontado por professores e estudantes como um dos temas mais pertinentes entre todos os já abordados na história do Enem, a violência contra as mulheres ganhou repercussão nas redes e no debate político.

Considerando as competências exigidas no exame, a colunista do G1 Andrea Ramal fez um “texto modelo” sugerindo uma abordagem para o tema.

Uma questão da prova de Ciências Humanas do Enem 2015 chamou a atenção de grupos feministas e ativistas nas redes sociais. A pergunta traz a célebre frase de Simone de Beauvoir (“Não se nasce mulher, torna-se mulher”) e é citada em uma questão sobre as lutas feministas da metade do século XX. Elas publicaram reproduções da prova e comentaram sobre a inclusão do assunto no Enem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s