Resumo da 63ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Lagarto desta quinta-feira (12)

A 63ª Sessão ordinária da câmara de vereadores de Lagarto, realizada nesta quinta-feira, 12, iniciou com as galerias ocupadas pelos alunos da Escola Municipal João Barbosa Neto, do povoado Nova Descoberta zona rural de Lagarto. Crianças que acompanhadas de seus professores estiveram conhecendo diversos órgãos públicos do município como: prefeitura, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e câmara de vereadores.

O pequeno expediente foi concedido por Verônica Façanha representando o Centro Universitário Ages em Paripiranga que que veio externar o convite da entidade aos vereadores a participarem do IX Fórum Regional de Sustentabilidade – Desenvolvimento regional e educação para a paz, que será realizado nos próximos dias 20 e 21 de novembro no campus da Uniages. Clique aqui e confira a programação e valores de inscrição para estudantes, professores e egressos.

O centro Universitário Ages assim como seu reitor professor Wilson, foram exaltados pelos vereadores Pedrinho da Telergipe (PR), Carlos da Brasília (PSDB) e Kleber de João Maratá (PRTB), Enilton da Farmácia (PSDB) e pela presidente Marta (PP).

Primeiro inscrito para o grande expediente o vereador Pedrinho da Telergipe (PR), se reportou ao secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Fábio Henrique, que segundo Pedrinho, o citou indiretamente em um programa de rádio no dia de ontem. O vereador reafirmou que não apoia a privatização de DESO.

Em aparte o vereador Carlos da Brasília (PSDB) informou aos presentes que se há duas problemáticas mais urgentes na região da Brasília e Jenipapo é justamente nas estradas esburacadas e no abastecimento de água. E se Lagarto não tem autonomia para escolher uma nova empresa para explorar seu abastecimento porque a água não vem do município e sim do município de Salgado as comunidades da Brasília e do Jenipapo podem, porque a fonte pertence a região e que por sinal é abundante.

Segundo inscrito o vereador Enilton da Farmácia (PSDB), parabenizou ao vereador suplente e radialista JC pelo Novembro Azul que é uma realidade graças a um projeto de sua propositura. E que como legislador e fiscal reconhece que a Deso está se esforçando para melhorar os serviços. E quanto ao secretário Fábio Henrique, Enilton afirma que ele atende a todos com a mesma igualdade de tratamento independente de cor partidária ou hierarquia.

Kleber de João Maratá (PRTB) disse que não lhe agradou a participação do Marcos por que a maioria das justificativas não lhe convenceram ainda se referindo a sessão da ultima quinta-feira, Kleber disse que não viu qualquer incômodo no protesto dos professores realizados no mesmo dia em frente a câmara. Que o mal do executivo é achar que o sindicato e os seus trabalhadores não possam se manifestar.

Último inscrito Cláudio de dona Leu (PP) afirma que não é contra os sindicatos, mas contra a práticas de certos líderes de sindicatos que não possuem vínculos com a profissão. Cláudio sugere que haja uma hierarquia que esnoba colegas de sindicato por não concordar com alguns posicionamentos. Citou como exemplo o professor e radialista Adiranilton que estava presente nas galerias, que o mesmo foi afastado das assembleias do Sintese por sugerir que estaria havendo uma exclusão de filiados nas principais reuniões. E questionou porque o mesmo Sintese não protestou quando merendeiras e outros servidores ficaram 25 dias sem seus salários.

Ordem do dia

Votado e aprovado em redação final o Projeto de lei nº 45/2015 de autoria de vereador Joselmo Fontes que denomina a travessa Brasília no bairro Exposição.

Votado e aprovado em 1ª discussão: Projeto de resolução nº 16/2015 de autoria de Cláudio de dona Leu que concede título de cidadania lagartense a Sra. Maria de Lourdes da Silva, a religiosa irmã “Lurdinha”, atual diretora do Colégio Nossa Senhora da Piedade (CNSP).

Votado e aprovado em 1ª discussão: Projeto de resolução de nº 17/2015 de autoria de Cláudio de dona Leu que concede título de cidadania lagartense a Sra. Maria das Mercês Valpassos Viana. conhecida por Irmã Vilma outra freira que presta relevantes serviços na instituição supracitada há 25 anos.

Votado e aprovado em 1ª discussão: Projeto de resolução de nº 19/2015 também de autoria de Cláudio de dona Leu que concede título de cidadania lagartense ao Sr. Valmor Barbosa Bezerra.

Votado e aprovado em discussão única: Requerimento de nº 67/2015 de autoria da presidente Marta da dengue que convida o Sr. Edvanilson Lima, diretor presidente da Maternidade Zacarias Junior para fazer explanações sobre as condições atuais da instituição.

Ausências dos vereadores, Adson do Leite (PV), Xexéu (PSDB), Valmir de Carminho (PV), George de Zizi (PDT), e Gilberto da Farinha (PP) que segue em licença médica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s