Estudante lagartense pode se tornar uma diplomata brasileira no 36ª posição no ranking

Formada em Letras Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Linguística pelo Centro Universitário Ages e bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit), a lagartense Elissandra do Nascimento Santana, 33 anos, é atualmente estudante bolsista de mestrado em Diplomacia, do Instituto Rio Branco de Brasília (via EAD), que é vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.

Aprovada pelo sistema de cotas no Enem, ela está atualmente no quarto período que corresponde a dois anos. Todo o seu estudo é financiado pelo Ministério.

Por indicação do Instituto, na última semana, Elissandra recebeu um e-mail do Ministério que está selecionado diplomatas com média superior a 8. Dentre os 165 estudantes do país está a lagartense que ficou na 36ª posição no ranking dos melhores desempenhos. E pode se tornar a mais nova oficial de chancelaria do Estado.

Vale destacar que é a única sergipana dentre os selecionados pela Fundação Getúlio Vargas. Além da média, a instituição acolheu com louvor a defesa (projeto) de sua autoria intitulado “Por que o voto?”.

“A diplomacia entrou na minha vida através do primeiro contato com o meu cunhado [esposo da irmã], um italiano que é cônsul na Alemanha. Na sua primeira visita ao Brasil nós conversamos muito sobre a profissão, o que me deixou muito interessada. Depois disso o meu amigo Rangel Amorim, na época com 16 anos, estava fazendo as inscrições para ser um jovem embaixador e aprovado nós conversávamos muito sobre a experiência dele durante um ano no exterior”.

“Vi pelos olhos do meu cunhado e do meu amigo que era possível mudar nosso conceito de política, enquanto muitos a enxergam de maneira errônea e banalizada. E que o papel do diplomata não se resume a fazer favor a ministro e a chefes de Estado. E então me decidi a fazer o curso”, disse.

Ela terá que se apresentar até o dia 31 de janeiro e se submeter a mais duas etapas para a seleção definitiva. Uma delas terá que fazer uma prova de aptidão em conhecimentos específicos. Além de uma carta de apresentação que será redigida em inglês. A propósito, além de inglês a candidata fala fluentemente mais duas línguas, italiano e espanhol, e já está se inclinando para o estudo do alemão.

De acordo com a estudante, depois de Medicina o curso de diplomacia vem a ser um dos mais exigentes no concurso de admissão à carreira. Assim como a OAB, o formando tem que estar inteirado sobre: Direito Constitucional, processual, processual penal dentre outros. Além da essencialidade do patriotismo, o diplomata tem a obrigação de conhecer a história do próprio país e do país em que irá atuar.

Diante dos últimos acontecimentos que envolvem ataques terroristas no mundo, o Ministério se mobiliza para preparar futuros cônsules e consulesas. Como Elissandra é funcionária pública ainda não havia tido oportunidade de fazer estágios mais apurados em Assembleias Legislativas, câmaras municipais, Senado e, sobretudo, horas internacionais. O convite vai proporcionar.

O convite implica em mudança. Lhe foi concedida a opção de escolher um estágio de dois anos entre cinco capitais do país. Como nordestina, ela optou por Recife (PE). Durante este período, ela poderá inclusive fazer estágios para absorver horas internacionais, especificamente países em conflito por tempo determinado pelo ministro.

Elissandra é casada, tem três filhos menores de idade e reside com a mãe, a professora aposentada Darticléia, que por muitos anos atuou no Colégio Nossa Senhora da Piedade (CNSP). Além de moradia, alimentação e transporte, os estudos dos filhos também serão custeados pelo Governo Federal. Enfim, como oficial em chancelaria ela terá os mesmos privilégios de uma funcionária pública federal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s