WhatsApp e redes sociais preparam para concursos

WhatsApp

O aumento do número de demissões e a escassez de novas vagas no setor privado vêm tornando os concursos públicos mais atraentes para quem procura um emprego.

Com isso, a concorrência –que já é acirrada– deve se intensificar este ano, segundo especialistas ouvidos pela Folha. Para se preparar, os candidatos usam a internet para discutir exercícios, conseguir informações sobre editais e trocar dicas.

O grupo do Facebook Concurseiros 2.0 é o maior da plataforma, com mais de 200 mil membros. Há também comunidades específicas por prova, caso da Concurso Analista de Políticas Públicas – Prefeitura de São Paulo, criada para a seleção que ocorreu no final de 2014.

Por outro lado, a internet também é um convite à distração. Debates de assuntos irrelevantes para a prova e materiais desatualizados são armadilhas que permeiam esses espaços, diz Jaime Kwei, diretor de marketing e comercial da Central de Concursos.

A empresa vende cursos e apostilas direcionados, cujos preços variam de R$ 5 (uma apostila simples) até mais de R$ 2.000 (curso on-line completo para auditor fiscal da Receita Federal).

PLANEJAMENTO

Segundo o coach Vincenzo Papariello Júnior, da VP Concursos, o candidato deve delimitar uma área que deseja seguir (tributária, por exemplo), porque as provas tendem a cobrar o mesmo conteúdo, facilitando o estudo.

O segundo passo é montar uma planilha com todos os conteúdos que devem ser fixados, com base no edital mais recente disponível, acompanhada por um cronograma e metas.

Para quem não tem o hábito de estudar, o ideal é começar com duas horas por dia e gradualmente aumentar a carga horária, até alcançar o máximo possível.

Depois que o edital for publicado, a ordem é intensificar ao máximo possível a preparação, incluindo fins de semana, diz o coach de concursos.

MARATONA

Especialistas dão dicas para organizar os estudos:

1 – Perfil
A carreira pública permite muitas funções, por isso avalie onde você se encaixa melhor. Há um teste vocacional disponível em apontaconcursos.uol.com.br

2 – Foco
Escolha editais que sejam correlatos. Se você é da área tributária, por exemplo, escolha concursos para os tribunais de contas. Órgãos que lidam com questões semelhantes tendem a exigir o mesmo conteúdo

3 – Planejamento
Crie uma planilha com as matérias cobradas na prova, com base no edital mais recente, e organize sua rotina para estudar todos os dias. Quando o novo edital for publicado, adapte a planilha original. Priorize as matérias que têm peso maior

4 – Carga horária
Para quem não tem o hábito de estudar, comece com duas horas por dia e aumente gradativamente. Intensifique a carga horária quando o edital for publicado

5 – Rotina
Leia livros especializados para o concurso que você estiver prestando (certifique-se de que o material está atualizado). Faça exercícios e simulados. O site acasadasquestoes.com.br oferece provas de treino gratuitas

6 – Trampolim
Inscreva-se em provas de outros concursos. Isso serve como treino e, se aprovado, é um meio de ter estabilidade e segurança financeira enquanto continua estudando para a sua prioridade

Leia mais no UOL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s