Maternidade de Lagarto já registrou 9 casos de microcefalia

1

A preocupação em torno de casos de microcefalia é muito alta. Em Sergipe, já foram registrados 172 casos até o último dia 22. Em Lagarto, na Maternidade Zacarias Júnior, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nove bebês nascidos no município com a condição neurológica.

De acordo com os dados da SES, só este mês já foram cinco recém-nascidos com microcefalia na maternidade lagartense. O primeiro caso foi registrado em setembro do ano passado. No mês seguinte foram dois casos e em novembro foi um. Não foi notificado nenhum óbito devido à microcefalia.

Segundo a SES, a notificação dos casos de recém-nascidos com microcefalia tornou-se compulsória a partir da declaração de Emergência em Saúde Pública de Interesse Nacional, sendo a obrigação legal de todas as unidades de saúde notificar a secretaria, dentro de 24 horas após a identificação de qualquer caso suspeito.

A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo.
Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida.

Bolsa mensal

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou nesta quarta-feira (27) que mães de crianças diagnosticadas com microcefalia podem se inscrever no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O auxílio tem o valor de um salário mínimo por mês e é normalmente concedido a idosos com mais de 65 anos que não recebem aposentadoria e a pessoas diagnosticadas com um algum tipo de deficiência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s