Sisu: mais de duas mil vagas estão sobrando na UFS

ufs141015_1

Estão sobrando mais de duas mil vagas na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O número de alunos matriculados neste ano foi inferior as 5.440 vagas disponíveis nos 105 cursos ofertados pela UFS e apenas 3.306 foram preenchidas com a pré-matrícula realizada até a terça-feira, 26. Estas vagas, segundo o pró-reitor de graduação da universidade, Jonatas Silva Meneses, serão preenchidas a partir da primeira chamada de excedentes que será feita com base na lista do Sisu, que será publicada no próximo dia 3.

O edital para preenchimento destas novas vagas será publicado nos próximos dias, até a segunda-feira, 1º. Mas a pré-matrícula só ocorrerá depois do carnaval, em data a ser definida conforme o pró-reitor de graduação daquela instituição de ensino.

Mesmo não sendo notificada, a UFS cumpriu a decisão judicial obrigando a universidade a realizar a pré-matrícula dos alunos da rede pública que ainda não conseguiram concluir o ensino médio em decorrência da greve dos professores. “Os alunos não podem ser prejudicados por uma greve quase eterna de professores”, observou o pró-reitor. A sentença foi assinada pela juíza Telma Maria Santos Machado, da 1ª Vara Federal, atendendo pleito da Defensoria Pública Federal em ação civil pública ajuizada contra a UFS.

A pré-matrícula foi assegurada, segundo o pró-reitor, a partir de acordo firmado entre a UFS e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que também prevalece para os egressos do Instituto Federal de Sergipe (IFS), que passaram pelos mesmos transtornos em decorrência da greve.

Vagas

Segundo o pró-reitor, a Universidade Federal de Sergipe criará um banco reserva a partir da lista de excedentes que será publicada no próximo dia 3 pelo Sisu. O banco reserva será formado com 12 mil excedentes. Além de preencher as 2.134 vagas que estão sobrando, os excedentes poderão passar à condição de classificados à medida que novas vagas forem surgindo, conforme explicações do pró-reitor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s