Clínica Odontológica do campus de Lagarto entra em funcionamento

img_0969_24574156722_o

Os estudantes de Odontologia do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciam nesta sexta-feira (29) as aulas práticas na Clínica Odontológica I. O espaço dá seguimento às atividades exercidas na Pré-Clínica, onde os discentes desenvolvem suas habilidades em protótipos.

A Clínica Odontológica possui equipamentos que viabilizam, além do atendimento clínico básico –restauração e canal, por exemplo –, procedimentos mais avançados, como tomografia odontológica e radiografia panorâmica (visando ao planejamento cirúrgico, ortodôntico, implantodontia). Essa tecnologia está à disposição também dos docentes do Departamento, subsidiando pesquisas clínicas e projetos de extensão.

Professor Antonio Marqueti, chefe do Departamento de Odontologia

O funcionamento da Clínica I dá início a um novo momento para o curso, segundo o chefe do Departamento de Odontologia, Antonio Carlos Marqueti. “A partir deste momento, a UFS e em especial o Departamento de Odontologia se inserem no contexto do atendimento odontológico de Lagarto e toda região, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, oferecendo sua contribuição ao processo de expansão e interiorização da Universidade”, defende o professor.

Apesar da estrutura moderna e equipada, o objetivo é de que a Clínica I funcione em caráter provisório. O projeto da Universidade é montar uma clínica odontológica anexa ao Hospital Regional de Lagarto, recentemente doado pelo governo de Sergipe e transformado em Hospital Universitário. Além da Clínica I, o curso terá também à disposição a Clínica Provisória II, atualmente em fase de construção – em estrutura modular – nas dependências da nova sede do Campus de Lagarto.

Fernanda Souza, estudante de Odontologia

Quando estiver em pleno funcionamento, a Clínica atenderá entre 100 e 150 pacientes por semana, contribuindo significativamente para a saúde pública de Lagarto. Essa clientela será formada por pessoas encaminhadas pela rede do SUS da cidade e por pacientes voluntários.

A estudante Fernanda Souza comemora esta nova etapa para o curso de Odontologia. “Estamos ansiosos para aplicar, na prática, o conhecimento adquirido na sala de aula. Nossa expectativa agora é dar esse retorno à população de Lagarto, podendo intervir na saúde bucal da população”, projeta a discente.

Ascom UFS/Lagarto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s