08 de Outubro – Dia do Nordestino

viral-dia-do-nordestino

Hoje é dia de saudar um povo muito importante para a história do país: o nordestino. Aquele que é apegado às suas culturas e às características de onde vive, conserva suas raízes, seus costumes, suas tradições e história. Um povo que persiste, luta e vence as dificuldades.

Apesar do rio São Francisco não ser um rio nascido no nordeste, ele percorre três estados da região: Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Além disso, o rio beneficia o povo nordestino que tanto sofre com a seca e as consequências dela, já que, o rio gera abastecimento de água, energia, turismo e pesca para a região.

Por isso, hoje é dia de comemorar. Comemorar a existência dessa região, desse povo alegre e trabalhador, e comemorar também a existência desse rio que melhora a qualidade de vida desse povo e de muitos outros.

É preciso cuidar do Velho Chico e isso garantirá muitas vidas futuras. E, além do rio, é preciso também termos consciência de que é preciso preservar as plantas, os animais e os biomas, porque são, muitas vezes, necessários para a subsistência de muitas famílias do Nordeste.

Sim, podemos ser tão bons no que fazemos quanto qualquer pessoa de qualquer lugar que seja. E, talvez, o nosso ritmo seja diferente mesmo: está em nosso DNA, essa coisa de ter que batalhar um pouco mais por nossas conquistas. Nada vem fácil!

É pra agradecer?
Veja bem: nós ficaríamos agradecidos de verdade se você enxergasse um pouco da nossa essência. Não faz sentido associar a beleza de uma pessoa a uma região do país. Se fizesse e se você conhecesse o Nordeste de perto, enxergaria um povo lindo, como nos enxergamos.

Tá, nós até entendemos que “ninguém quis ofender ninguém”, mas nós também não temos a intenção de ser engraçados só pelo fato de trocar umas palavrinhas com quem quer que seja. Nenhum nordestino, mesmo que carregue uma veia cômica nata, tem o poder e o interesse de fazer graça a todo instante. A dica é: aja naturalmente e, juntos, poderemos dar boas risadas.

Sim, o Nordeste é ótimo, e quem está longe morre de saudade. Mas não só das praias. A realidade do Nordeste é bem diversificada e cada estado tem uma cultura riquíssima, cada um com seus costumes, sabores e estilos de vida. Pergunte a um nordestino sobre as peculiaridades de sua terra e você terá mais informação e conhecimento para formar um pensamento mais abrangente sobre nós.

Esse termo realmente se tornou muito comum. É uma pena porque ele tem significado pejorativo, já que é usado para adjetivar qualquer tipo de atitude negativa realizada por nós nordestinos ou por qualquer pessoa, seja ela baiana ou não. Puro preconceito traduzido em uma bobagem que só afasta você de um monte de ‘coisa de baiano’ que todo mundo deveria conhecer um dia.

Ter que abrir mão das nossas raízes para conquistar um emprego novo, não é fácil. Mas essa é uma realidade que muitos de nós, nordestinos, precisamos enfrentar em outras regiões. Temos a competência profissional necessária para ocupar um cargo disponível, e não é justo ver nosso sotaque sendo tratado como um defeito.

14572845_1235828073126095_4275160018251588903_n

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s