Veja as atividades do campus da UFS em Lagarto na 3ª Semac

ufs-lagarto

O Portal UFS Lagarto disponibiliza a programação de todos os departamentos para a 3ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac), que acontece em todos os campi da UFS de 17 a 21 de outubro. Confira abaixo.

Departamento de Nutrição

O Departamento de Nutrição de Lagarto (DNUTL) vai abordar como assuntos a bioquímica da Nutrição, cirurgia bariátrica, diabetes Mellitus, elaboração de produtos artesanais, filmes sobre alimentação e ficha técnica de preparo.

DESL promove oficinas, roda de conversa e mesa-redonda

O Departamento de Educação e Saúde de Lagarto (DSEL) preparou quatro eventos. No dia 19/10 acontece mesa-redonda, às 9h, no Cine Metrópolis, no Centro de Vivência. O tema é “A educação popular em saúde e as práticas integrativas complementares em saúde: avanços e desafios nos últimos dez anos”. Participam como debatedores: Lavinia Loureiro, Kátia Aragão e Simone Leite. A mediação é de Rosiane Dantas Pacheco. Já às 13h30, na Tenda Paulo Freire, no Centro de Vivência, o facilitador Renê Moura promove Oficina de Biodança. No dia 20/10, às 8h30, na Tenda Paulo Freire, acontece a “Roda de conversa: território feliz”. A facilitadora é Raphaela Schiassu. No mesmo local, fechando a programação do DSEL, às 10h, a facilitadora Gisely Milhomen promove Oficina de Fotovoz.

Departamento de Farmácia realiza minicursos

Serão ofertados cinco minicursos: a Química dos Flavor, 18 e 19/10; Preparação de Cápsulas, 19/10; Imunologia das Vacinas: 18 e 19/10; Tópicos especiais em Farmacologia: 20/10. A realização destas atividades será no Centro de Vivência. Já o minicurso “Tópicos especiais em Farmacologia” será realizado no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Colônia Treze, distrito do município de Lagarto, no dia 20/10.

Departamento de Odontologia realiza palestras

No dia 18/10, da 8h às 17h, na Sala de Cinema da Vivência, o Cine Metrópolis, ocorre a palestra sobre câncer oral. Ministrada pelo professor Felipe Matos, o objetivo é apresentar os aspectos epidemiológicos, clínicos, sistemas de gradação, histopatologia e tratamento. O evento visa contribuir para que os acadêmicos saibam identificar estas lesões e a conduta adequada sobre o câncer oral e seus aspectos.

A segunda palestra, no dia 21/10, das 8h às 11h, na sala de acesso digital da Biblioteca de Lagarto, será proferida pelo professor Paulo Henrique Luiz de Freitas. O tema é o “Manejo odontológico do paciente sistemicamente comprometido”.

I Encontro da Pós-Graduação de Ciências Aplicadas à Saúde em Lagarto

O Programa de Pós-Graduação de Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) promove dia 20/10, das 8h às 17, na loja 4 da Vivência, o I Encontro da Pós-Graduação de Ciências Aplicadas à Saúde em Lagarto. Será um dia de apresentação de trabalhos da pós-graduação do campus Lagarto para a comunidade científica local. Informações sobre como participar na secretaria do curso, no prédio da biblioteca.

Departamento de Medicina promove oficina, palestra e curso

O Departamento de Medicina do campus de Lagarto (DMEL) realiza nos dias 18 e 20/10 atividades na 3ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac).

No dia 18/10, na loja 4 da Vivência, o professor Edivan Rodrigo de Paula Ramos ministra palestra, das 8h às 12h, sobre a “Interpretação de gasometria nos principais distúrbios ácido-base” para acadêmicos de Medicina do 3º, 4º e 5º ciclos. O evento também é direcionado a estudantes de Farmácia do 4º e 5º ciclos, Enfermagem, 4º e 5º ciclos, e Fisioterapia, do 4º e 5º ciclos.

Já no dia 20/10, das 8h às12h, o professor João Carlos Carvalho Queiroz ministra oficina, no miniauditório da Bilag. O tema é “A utilização das metodologias ativas nos cursos de saúde: possíveis reflexões acerca dos limites e as possibilidades”. Nesta atividade, serão apresentados fundamentos, vivências práticas e relatos de experiências realizadas nos cursos de graduação da área da saúde.

Também no dia 20/10, das 8h às 17 h, na Sala de Acesso Digital da Biblioteca, acontece o curso “O uso de antibióticos em situações”. O evento busca apresentar aos estudantes as principais indicações de antibióticos sob o ponto de vista das diversas especialidades médicas. O curso tem o apoio dos alunos do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Infectologia e Medicina Tropical. A coordenação é do professor Marco Aurélio de Oliveira Góes.

Fonoaudiologia promove ‘II fórum sobre saúde integral da pessoa trans’

A mesa de abertura do “II fórum sobre saúde integral da pessoa trans” ocorre no dia 20/10 às 8h30. Na sequência, às 9h30, há debate sobre Saúde LGBT. Encerrando a manhã, às 11h30, acontece exposição sobre silicone industrial. À tarde, as atividades voltam às 14h30 com a mesa-redonda sobre educação trans. Já às 16h o Ambulatório Trans é tema de debate. Finalizando o dia, às 17h30, acontece a apresentação de trabalhos.

Já no dia 21/10, às 8h30, o debate sobre os “Direitos conquistados pela pessoa trans” inicia a programação. Às 10h, há a exposição sobre as necessidades estéticas e os impactos na saúde da hormonização. À tarde, a saúde do homem trans é tema de debate e às 16h é a vez da saúde da mulher trans. O encerramento acontece às 17h30.

I Jornada da Fisioterapia

A I Jornada da Fisioterapia ocorrerá no miniauditório da biblioteca, no dia 19/10. O tema é “47 anos de Fisioterapia: o que temos a comemorar?”. Às 8h15, acontece mesa-redonda. Já às 10h30, haverá palestra sobre pesquisa de dados para Fisioterapia.

À tarde, às 13h30, ocorre palestra sobre os 47 anos de regulamentação da Fisioterapia no Brasil com o conselheiro do Crefito da 7ª região, Maurício Dourado Rocha. Já às 14h40 ocorrerá debate sobre a atuação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Às 16h acontecerá o encerramento cultural com a atração cultural “Nossos talentos”.

Departamento de Terapia Ocupacional promove simpósio

Nos dias 17, 19 e 20/10 acontece o I Simpósio de Terapia Ocupacional. O Departamento de Terapia Ocupacional vai promover oficinas sobre arte com mosaico, arte com jornal, protocolos de qualidade de vida e sobre a deficiência na história da humanidade. Haverá também mesa-redonda e palestra sobre a atuação do terapeuta ocupacional em contextos de atenção básica em saúde e contexto hospitalar.

Anderson Lima
Jornalista – UFS/Lagarto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s